Como Motivar uma Equipe de Vendas

Como Motivar uma Equipe de Vendas e Ter Mais Lucro – Hoje vamos dar algumas dicas através de técnicas utilizadas pelos os melhores lideres do mundo. Aproveite!

Olá leitores do Poupar e Enriquecer,

Hoje vamos dar algumas dicas para você conseguir Motivar uma Equipe de Vendas e ter melhores resultados, aumentando assim o lucro da sua empresa.

Bom, ser líder não é uma tarefa fácil, ainda mais se sua equipe for de vendas. A rotatividade das pessoas geralmente é grande e muitos desistem por causa das metas estipuladas pelos seus supervisores.

Mas, qual a importância de um líder na motivação da equipe de vendas?

Praticamente toda, pois apenas salários altos e benefícios não garantem a permanência e a motivação diária de um grupo de pessoas. A liderança tem papel fundamental na manutenção da motivação e direcionamento das metas.

Diariamente você terá que motivar sua equipe para que possam alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa. Mas, como começar? Quais atitudes você deve tomar?

Hoje falaremos de algumas técnicas utilizadas pelos melhores lideres de grandes empresas, tenho certeza que ajudarão muito você a motivar e desenvolver a sua equipe.

Vamos la…

Como Motivar uma Equipe de Vendas e obter melhores resultados

Como Motivar uma Equipe de Vendas

Dicas de Como motivar uma equipe desmotivada

1) Sua equipe tem que ter conhecimento total do produto ou serviço que oferecem. Pois não existe coisa pior quando um comprador perguntar algo e o vendedor não sabe responder. Na hora, o mesmo perde a credibilidade. Sendo assim, reúna sua equipe e faça com que eles questionem tudo sobre o produto/serviço, eles devem saber TUDO sobre o que oferecem.

O vendedor que sabe tudo sobre seu produto/serviço é mais confiante e seguro. Tem muito mais poder de argumentação, melhorando assim seu desempenho.

2) Detecte a maçã podre da cesta: Se você tiver algum vendedor negativo, que só sabe falar mal do produto/serviço ou da empresa, tenha um conversa direta com ele. Ou ele para ou você para com ele. Haja prontamente antes que seja tarde demais.

3) Tente oferecer sempre a melhor estrutura, serviços e produtos para o seu vendedor. Já vi muitos vendedores desanimarem em um empresa, por que seus computadores não funcionam direito ou porque o produto que vendem é de péssima qualidade e sabem que futuramente os clientes vão retornar reclamando para ele.

Sendo assim, analise todos os processos que rondam a sua equipe de vendas, tente otimizá-los para que tudo ocorra perfeitamente. Sua equipe e seus clientes irão agradecer.

A busca pela excelência é uma das virtudes dos melhores líderes do mundo.

Dicas de Como Motivar uma Equipe de Vendas

4) Uma pesquisa mostra que apenas 21% dos funcionários brasileiros vestem realmente a camisa da empresa e são comprometidos com suas metas e objetivos. Sendo assim, ache os que vestem a camisa de verdade, mostre aos demais que você sabe reconhecer e os bonifique na medida do possível. Logo, isso incentivará os demais a tomar uma atitude, pois eles também irão querer receber essas bonificações.

Infelizmente, a maioria dos trabalhadores só fazem o necessário e muitos só se motivam quando o retorno é financeiro.

5) Elogie seus vendedores na frente de todos quando acertarem e chame atenção individualmente quando fizerem algo errado. Você não imagina quanto um elogio é poderoso (quando verdadeiro) e quanto uma crítica pode ser devastadora quando a pessoa a recebe em público, tome cuidado, ninguém gosta de ser criticado, ainda mais na frente dos colegas de equipe.

6) Busque sempre informações e técnicas de vendas novas para desenvolver sua equipe, ajudando-a a ser mais persuasiva.

Você já ouvi falar de gatilhos mentais? São técnicas que instigam os clientes a comprar através de algumas atitudes que estimulam instintos automáticos. Seus vendedores as conhecem? Se não vale a pena você (líder) dar uma lida e repassar seus conhecimentos para eles!

7) Crie novos desafios. Faça com que as pessoas da sua equipe sintam-se importantes.

Lembre-se daquele funcionário que veste a camisa da empresa. Se você não lhe der desafios, com o passar do tempo também irá desanimar.

8) No dia a dia de um líder podem acontecer fatos que vão te dar vontade de sumir, ficar bravo, etc. Porem, terá que administrar suas emoções, de forma alguma pode descontar em seus vendedores. Fatos assim, diminuem a sua confiança perante eles.

Em qualquer hipótese, nunca humilhe um colaborador. Você deve estar pensando, isso é óbvio… Pois parece mesmo, mas não é o que se vê, confesso que vejo com facilidade pessoas de cargos elevados faltando com respeito com as pessoas “abaixo” delas. Além da empresa ficar a mercê de tomar um processo, geralmente a pessoa humilhada nunca esquece e aquilo reflete diretamente em seus resultados.

9) Mesmo nas adversidades veja o lado positivo das coisas e haja prontamente para resolver. Ex: Seu um membro da equipe fez algo que gerou um dor de cabeça, resolva. Depois compartilhe com a equipe (sem citar o vendedor que fez o erro claro), mostre o que você aprendeu. E o que farão para que isso não venha acontecer de novo.

Como fazer a Equipe de Vendas vender mais

10) Saiba ouvir – Geralmente os líderes adoram falar muito, mas na hora de ouvir, muitas vezes viram as costas. É importante descobrir novos pontos de vista e até o sentimento da pessoa que esta sendo liderada.

Ao ouvir sua equipe você corrige processos e dá mais suporte ao colaborador. Vendo um ponto de vista novo, muitas vezes você descobre algo que nem imaginava.

Os vendedores também falam diretamente com seus clientes e muitas vezes recebem um feedback dos produtos/serviços prestados. Sabendo a opinião do cliente, você pode tomar atitudes para oferecer algo ainda melhor, impactando diretamente nas vendas da empresa. Afinal de contas um cliente feliz e bem atendido indica e volta a comprar.

11) Assuma as responsabilidades, se algo deu errado a culpa é sua, mesmo que quem tenha feito seja seu liderado. Pois quem não gerenciou corretamente foi você. Aprenda com os erros, corrija-os.

12) Se você quiser saber o que sua equipe acha de você, peça para eles escreverem em um papel sem colocar o nome, o que acham da sua liderança? O que você poderia mudar? Às vezes pensamos que esta tudo bem, enquanto sua equipe esta frustrada com seu desempenho. Pense nisso!

Eu não posso mudar a direção do vento, mas eu posso ajustar as minhas velas para sempre alcançar o meu destino.

(Jimmy Dean)

Como ser um Líder de sucesso?

Veja que as dicas que eu passei são utilizadas por vários lideres e executivos de sucesso do mundo, se você ainda não as utiliza, deve pensar bem, pois se quer ter sucesso deve fazer logo uma reeducação de comportamento.

Na sua opinião, quais são outros fatores que fazem um líder de sucesso?

Quais atitudes você usa na sua empresa que dá resultados? Nosso blog é um local para líderes trocarem uma ideia e suas experiências, deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou dica. Ajudando também outras pessoas. Lembre-se um bom líder é sempre um  bom servidor.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Como Motivar uma Equipe de Vendas
5 (100%) 9 votes

Sobre JamesDoorman

Empresário, publicitário e pesquisador a mais de 10 anos dos principais segredos das pessoas de sucesso e milionários por todo mundo. Criou o Blog Fabricando Vencedores depois de ver vários amigos e colegas apenas trabalharem para pagar suas contas no dia a dia e terem uma vida frustrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *