Dicas de Como Planejar e Atingir suas Metas Pessoais

Dicas de Como Planejar e Atingir suas Metas Pessoais

Olá leitores do Poupar e Enriquecer,

No post de hoje vamos dar Dicas de Como Planejar e Atingir suas Metas Pessoais. Espero que gostem!

Já fiz um post um pouco parecido a um tempo atrás como conquistar meus sonhos, mas o de hoje é mais focado em metas, tentei fazer agora um passo a passo que tenho certeza que vai lhe ajudar muito.

No dia 31 de dezembro, reviso minhas metas do ano que esta terminando e escrevo juntamente com minha esposa, as que cumpriremos no ano que esta por vir.

É gratificante ver como a grande maioria das coisas que planejamos, estão sendo realizadas e nos animamos em querer mais e mais.

Se você ainda não tem metas planejadas sugiro que as faça já. Todas as pessoas bem sucedidas, sabiam sempre qual seria seu destino, tinham metas bem definidas do que queriam ser e fazer. Elas fazem total diferença em sua vida, pois lhe dão uma direção, te motivam e te mostram o caminho certo para seguir.

Uma pessoa sem meta é como um barco sem bússola em alto mar.

Pense nisso!

Dicas de Como Planejar e Atingir suas Metas Pessoais

Dicas de Como Planejar e Atingir suas Metas Pessoais

Como Planejar e Atingir suas Metas Pessoais – Passo a Passo

Como-Planejar-e-Atingir-suas-Metas-Pessoais

Um livro que recomendo para vocês lerem é “Metas, Como conquistar tudo o que você deseja mais rápido do que jamais imaginou: de Brian Tracy. Realmente muito bom, vale a pena a leitura.

Tentarei passar nessa matéria, algumas dicas baseadas no livro e em minha experiência pessoal. Coloque-as em prática e tenho certeza que em pouco tempo sua vida terá uma transformação.

1º Passo – Planejar as suas Metas e Objetivos Pessoais

1) Pegue uma folha de papel;

2) Escreva tudo que você gostaria realizar nesse ano, dividindo em categorias:

  • Como estará a sua saúde (coloque objetivos de dietas, academia, etc).
  • O que quer comprar (tanto os pequenos quanto os grandes sonhos);
  • Como quer estar em sua profissão;
  • Quanto de dinheiro deseja ganhar e ter guardado;
  • Com quem deseja estar e como estará a sua relação.
  • O que quer aprender (livros e cursos);
  • Hábitos que deseja mudar (Ex: parar de fumar);
  • Viagens que deseja fazer;

Essas foram as metas de curto prazo, agora coloque do lado de trás da folha as de longo prazo, como você quer estar daqui a 5 anos. Veja como as metas que você colocou na parte da frente tem total influência, nas que você colocará na parte de trás.

Saiba que você já faz parte de uma minoria de pessoas que tem suas metas definidas.

Como Planejar e Atingir suas Metas Pessoais Passo a Passo

2º Passo – Começar a Agir para Atingir suas Metas Pessoais

Seria muito bom se você tivesse uma agenda. Isso ajudaria muito você organizar suas tarefas e evitar qualquer esquecimento.

Agora quero que leia em voz alta suas metas, mas ao final de cada uma coloque na agenda (estipulando um prazo para agir), uma atitude  sua que lhe deixaria mais próximo dessa meta.

Exemplo 1:

Meta: Fazer um curso de Inglês.

Atitude: Começar a pesquisar os valores dos cursos de Inglês ou pesquisar na internet matéria gratuito para iniciar.

Exemplo 2:

Meta: Ler um livro por mês.

Atitude: Pegar um livro, separar o número de páginas por 30 e ler todos os dias aquela quantidade de páginas.

Exemplo 3:

Meta: Emagrecer 10 kg.

Atitude: Marcar consulta nutricionista (para rever alimentação), começar a andar ou correr 30 min a cada 3 vezes na semana (indicado consultar um médico para saber os limites do seu corpo) e visitar algumas academias para saber mais sobre valores.

Exemplos de Metas Pessoais

Como Definir Metas Pessoais

Exemplo 4:

Meta: Poupar dinheiro

Atitude: Estudar mais sobre controle financeiro, colocar todos os receitas e gastos em um planilha, cortar desperdícios e supérfluos.

Se esse for um dos seus objetivos, indico ver o meu curso grátis de controle financeiro pessoal.

“Sonhe, apesar das ilusões. Caminhe, apesar dos obstáculos. Lute, apesar das barreiras e, acima de tudo, acredite em você mesmo.”

Larissa Guerreiro.

Entendeu? É muito importante você estipular uma data onde tomará uma atitude e um prazo para cumpri-la. No dia que você estipulou essa ação, nada pode lhe interromper. Não ache desculpas ou não deixe para depois, apenas os fracassados e as pessoas frustradas fazem isso e tenho certeza que você é diferente delas.

Como Estabelecer Metas Pessoais

Como Planeja suas Metas Pessoais e Familiar

3º Passo – Foco e Concentração

Todos os dias antes de dormir leia suas metas e pense no que pode fazer para conseguir conquista-las.

Esse passo é muito importante por dois motivos;

  • Lendo todos os dias, você mantém o foco nos seus sonhos;
  • Como todos os dias você aprende e conhece pessoas novas, lendo suas metas diariamente, você poderá ter novas ideias que ajudarão você a realiza-las mais rápido.

Como Realizar suas Metas Pessoais e Familiar

Como Traçar Metas Pessoais

Não estou falando que as coisas serão fáceis, com certeza você encontrará ao longo do caminho muitos obstáculos, mas a persistência e a determinação são os principais atributos de um vencedor. Não conheço nenhuma pessoa que chegou ao topo sem antes cair muitas vezes.

Lute diante das coisas mais difíceis da sua vida…para que um dia possa olhar para trás e dizer:

– Foi difícil..Mas eu consegui!!!

Auto Desconhecido

4º Passo – Recompensa

Quando você conseguir realizar aquela meta tão desejada que foi tão sofrida, dê uma recompensa para você mesmo ou faça algo que marque aquele momento.

Eu e minha esposa, sempre compramos uma garrafa de champanhe e brindamos, é simples, mas aquilo é um símbolo de vitória para nós, traduz a realização de mais um sonho.

Invente um ritual para você como sair para jantar, cinema, pense em algo que você goste e se recompense.

E ai o que achou das Dicas de Como Planejar e Atingir suas Metas e objetivos?

Se você tem mais alguma dica, que em seu ponto de vista pode ajudar nossos leitores a realizarem seus sonhos, compartilhe conosco.

É muito bom saber mais sobre novas ideias e dicas, minha intenção principal é formar um grupo de pessoas que se ajudam mutuamente, trocando suas experiências para que todos consigam a realização pessoal.

Conto com vocês!

Obrigado pela visita ao blog, volte sempre e um grande abraço.

Dicas de Como Planejar e Atingir suas Metas Pessoais
4.92 (98.48%) 66 votes

Sobre JamesDoorman

Empresário, publicitário e pesquisador a mais de 10 anos dos principais segredos das pessoas de sucesso e milionários por todo mundo. Criou o Blog Fabricando Vencedores depois de ver vários amigos e colegas apenas trabalharem para pagar suas contas no dia a dia e terem uma vida frustrada.

5 Comentários

  1. Eunai Barros

    Boa noite,
    Material parece simples e prático para planejamento.
    Muito interessante.
    Estou adotando a partir desse momento.
    Muito grata!

    Eunai Barros

    Responder
  2. Alexandre

    Oi James, gostaria de saber se vc pode me indicar algum aplicativo que ajude a gerenciar minhas metas pessoais dia a dia … tipo assim em que eu possa pontuar rapidamente algum progresso feito naquele campo todo final do dia e me dê uma perspectiva do que já realizei ao final do mês e do ano sabe? Estou procurando e não estou encontrando nada … obrigado!

    Responder
  3. Maria de Fátima Victor Florêncio

    Gostaria que você mim desse umas dicas como posso fazer meus projetos e matas para meu futuro 20 metas que eu gostaria exemplo espiritual.família.pessoal

    Responder
  4. Eve

    O passo a passo está perfeito. Mas e quando as ações fogem ao nosso controle ou não dependem de nós? Por exemplo: Nas férias escolares conseguia acordar às 4h da manhã e às 5h saía para correr na praça. Com a volta às aulas continuo acordando às 4h da manhã. Preciso me preparar, preparar a refeição do meu filho de 4 anos, o lanchinho da escola, acordá-lo às 5h40 para prepará-lo (banho e café da manhã, que dura mais de meia hora com a recusa para comer) e esperar a condução às 7h, que muitas vezes atrasa e chega às 7h15.
    Acabou-se o tempo para correr ou para praticar qualquer outra atividade física pela manhã, visto que o resto do tempo está todo ocupado com outros afazeres (trabalho, casa e filho).
    E assim seguem em outras áreas, como o trabalho, onde também dependo de várias outras pessoas para poder decidir e agir. Como proceder nesse caso?

    Responder
  5. Yuri Sander

    Excelente método, principalmente para quem não tem costume de estabelecer metas, é um jeito bastante simples e pratico… particularmente para estabelecer metas e objetivos a longo prazo gosto de usar o modelo smart, principalmente se quando alinhada a sua missão, visão e valores de vida… Ainda existem alguns detalhes como por exemplo escrever de forma positiva e ter uma data estabelecida (isto pode te dar mais senso de comprometimento)…
    Parabens! Gostei da ideia da Recompensa… Obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *