Mapas Mentais – O que são? Como Fazer? Criar e Usar

Mapas Mentais – O que são? Para que Servem? Como Fazer, Criar e Usa-lo. Como aprender e lembrar-se de TUDO mesmo depois de muito tempo. Confira!

Ola leitores do Poupar e Enriquecer,

Hoje vamos falar sobre Mapas Mentais, iremos explicar e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Falaremos o que são, para que servem, como fazer e por fim, como utiliza-lo no seu dia a dia. Além disso mostraremos exemplos e programas mais utilizados para lhe ajudar nesse processo de criação.

Claro, se no final da matéria ainda pintar mais alguma dúvida, deixe um comentário e teremos o prazer em responder. Combinado?

Mapas Mentais

Mapas Mentais - O que são?

Mapas Mentais – O que são? Para que Servem? Como Fazer? Como Usar?

O conceito de mapa mental foi criado pelo inglês Tony Buzan. Ele afirmava que nossos pensamos não são lineares, como quando você escreve em uma folha de caderno, que anotamos linha por linha, de baixo para cima. Sendo assim, ele criou uma estrutura de informações (diagramas) feito através de desenhos, cores, palavras tudo em uma hierarquia facilitando ao cérebro visualizar, associar, assimilar e aprender de forma mais rápida.

Mas além disso, faz você fixar o determinado assunto por muito mais tempo. Bom, acabamos de lhe explicar o que são e para que servem, vamos as demais dúvidas…

Mapas Mentais - Para que serve?

Onde você pode usar os mapas mentais?

  • Para memorizar e sintetizar o conteúdo de um livro;
  • Para fazer um brainstorm em sua empresa;
  • Para deixar sua metas mais organizadas;
  • Para apresentar ideias em uma Reunião;
  • Apresentações de palestras;
  • Lista de afazeres (pendências);
  • Muitas pessoas utilizam para aprender um grande volume de informações e passando com mais facilidade em concursos.

Como fazer Mapas Mentais?

1) Tópico Central (ideia principal) – Você deve colocar bem no centro do papel uma palavra chave ou Imagem (se preferir pode ser os dois).

2) Tópicos de segunda nível – Você deve fazer ligações saindo do tópico central, o que chamaremos de Ramos. Em suas extremidades insira apenas palavras chaves (para depois ficar fácil de você buscar a lembrança no seu cérebro sobre o assunto).

Insira no sentido horário as informações (como se fosse um relógio).

3) Terceiro nível – Nesse nível você vai inserir subcategorias de 4 a 8 sub tópicos depois do segundo nível. Ajudando assim deixar o diagrama mais rico de informações.

Os mapas mentais ajudam você a ter mais foco, facilitando o cérebro assimilar mais fácil o conteúdo. Podendo memorizar grandes volumes de informações, dando foco para as prioridades, além de ser ainda mais interativo.

O segredo por traz do mapa mental, é que você terá que pensar maneiras como organizar o diagrama e as informações. Enquanto muitas vezes quando apenas escrevemos em um folha de papel o modo normal (linear), estamos apenas transcrevendo. Usando apenas uma parte superficial do cérebro, de baixa fixação de informação.

Ao ler o mapa mental, depois de muito tempo, você ativa aquele conteúdo que aprendeu. É como se fosse varias pistas, fazendo seus cérebro lembrar dos assuntos que foram mencionados.

Mapas Mentais - Como fazer e utilizar

 

Acima um exemplo de mapa mentais.

Dicas para fazer seu mapa mental

  • A quantidade de palavras vai depender muito de cada pessoa, uns preferem bastante informação outros menos. Vai muito de pessoa para pessoa.
  • Se puder deixe seu mapa mental colorido e com desenhos (imagens) isso aumenta mais ainda a facilidade de absorção, pois o cérebro faz uma associação. Nossa mente se lembra muito mais de imagens e cores do que palavras.
  • Você pode adicionar números ao lado de cada ramo para saber a ordem que deve seguir, uma espécie de cronologia.
  • Outra dica é utilizar letras grandes nas palavras chaves, ajuda muito.
  • Não se preocupe com a estética (querer deixar lindo, maravilhoso), mais seja organizado. Como assim? Você não precisa fazer desenhos perfeitos ou retas (ramos) bem alinhados com uma régua. O importante que seja clean (limpo, claro), uma informação não pode atravessar a outra e as palavras chaves devem ser bem legíveis. Você deve estar achando engraçado, mas vejo muitas pessoas falando “Nossa, eu escrevi aqui mesmo?”.

E claro, coloque em prática, isso mesmo. Quanto mais você faz, melhor fica…

E no decorrer desse tempo você vai aperfeiçoando seus métodos, e conseguirá fixar mais informação, mesmo em um longo período de tempo.

Softwares e aplicativos para fazer seu mapa mental

  • MIND MEISTER (grátis e pago)
  • MIND NODE (grátis)
  • FREE MIND (grátis)
  • XMIND (grátis e pago)
  • FREE PLANE (grátis)
  • MIND MANAGER (pago)

Exemplos de mapa mental

Mapas Mentais - Exemplo 1  Mapas Mentais - Exemplo 2 Mapas Mentais - Exemplo 3 Mapas Mentais - Exemplo 4

Exemplos e imagens do google images.

Gostou das dicas de Como fazer um mapa mental?

Espero que tenham gostado do post, tentei colher o máximo de informação depois de muita pesquisa sobre o assunto e misturei com as minhas experiências pessoais.

Tenho certeza que a partir de agora terá um aproveitamento muito melhor nos estudos, organização e na absorção de conhecimento.

Um grande abraço e até a próxima matéria!

Mapas Mentais – O que são? Como Fazer? Criar e Usar
4.8 (96%) 20 votes

Sobre JamesDoorman

Empresário, publicitário e pesquisador a mais de 10 anos dos principais segredos das pessoas de sucesso e milionários por todo mundo. Criou o Blog Fabricando Vencedores depois de ver vários amigos e colegas apenas trabalharem para pagar suas contas no dia a dia e terem uma vida frustrada.

3 Comentários

  1. Jorge Emanuel Wadi Santos

    Muito boas essas dicas, e com certeza elas irão melhorar nosso trabalho.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *