Previdência Privada – Como Funciona, Vale a pena? Saiba Tudo

Previdência Privada –  Nessa matéria você vai saber tudo sobre Previdência Privada,  Como Funciona, se vale a pena, calculo, simulação e imposto de renda. Confira!

Olá leitores do Poupar e Enriquecer,

Frequentemente recebe duvidas sobre se vale a pena investir na poupança ou na previdência privada. Sao os dois investimentos prediletos dos brasileiros.

Nesse post tentei montar uma espécie de manual completo, um GUIA com tudo que você precisa saber sobre Previdência Privada.

Claro, se no final da matéria ainda tiver alguma duvida, deixe um comentário no final do post e terei o prazer em responder. Combinado

Previdência Privada – Saiba tudo sobre esse investimento

Previdência Privada - Saiba tudo sobre esse investimento

Previdência privada – O que é e Como Funciona?

Em primeiro lugar existe dois tipos de previdência a social através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a privada, onde você pode fazer independente do governo através de um banco (por exemplo).

Mas o intuito principal é para você construir um pe de meia para fazer a sua aposentaria. Muitas pessoas alem de contribuir com o INSS fazem um previdência privada para ter um “salário” maior quando estiverem aposentados.

Previdência privada - O que é e Como Funciona?

Para começar a investir basta ir ate seu banco, falar com seu gerente e ver as possibilidades. Mas geralmente você estipula o valor que ira depositar mensalmente, visando o valor que quer receber no futuro e o tempo que deseja se aposentar.

Se quiser pode deixar em deposito automático e todo mês o valor estipulado é sacado de sua conta e investido na previdência.

Previdência privada -  Vale a pena?

Previdência privada –  Vale a pena?

Agora que você ja saber o que é vamos as vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Se você não disciplina de poupar dinheiro, o deposito automático farão você pagar como se fosse uma conta todo mês.
  • Qualquer pessoa com qualquer idade pode ter uma;

Desvantagens

  • Se você quiser desistir poderá realizar o resgate a qualquer momento.
  • É um investimento de logo prazo;
  • Varias taxas embutidas;

Atualmente no Brasil existem muitos outros investimentos muito mais rentáveis que a previdência privada, basta apenas se informar um pouco mais e ter um maior retorno.

Se você ainda esta em duvidas sobre outras opções de investimento confira a matéria melhores investimentos para 2015. La compartilho meus pontos de vistas sobre os mais utilizados e os com maior rentabilidade.

Previdência privada - calculo e simulação

Previdência privada – calculo e simulação

Para fazer o calculo e a simulação do valor e tempo que devem investir basta acessar o site do seu banco e achar a opção previdência privada, la você terá um simulador online que ajudara você a fazer um planejamento de quanto investir.

Previdência privada – Imposto de renda

Bom, se você quer saber se tem que pagar imposto de renda pelo rendimentos da previdência privada a resposta é sim.

Existem duas formas de tributação:

  • Uma  é a tabela regressiva, quando você faz o resgate do dinheiro de uma só vez.
  • A outra a tabela de impostos progressiva, muito melhor para as pessoas que querem receber uma espécie de salário na aposentadoria, ou seja, quer receber parcelas mensais e não resgatar o dinheiro todo numa só parcela.

Previdência privada - Imposto de renda

Tipos de Previdência privada e as diferenças

Existem dois tipos de previdência PGBL e VGBL:

  • Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) – Esse método de investimento pode ser declarado e abatido no imposto de renda, mas quando você for saca-lo terá que pagar o imposto em cima do valor recebido.
  • Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) – Nessa opção o valor não é abatido do imposto de renda e quando você for sacar pagara imposto apenas em cima dos rendimentos.

Antes de assinar o contrato você pode escolher o tipo que deseja e quem poderá receber alem de você esses rendimentos em caso de sua morte. Ex: esposa e filhos.

previdência PGBL e VGBL

Previdência privada – Taxas cobradas

Geralmente existem três tipos de taxas que são cobradas, e esta ai um dos principais pontos negativos desses investimento.

  • Taxa de carregamento (sobre cada contribuição);
  • Taxa de gestão (anual);
  • Taxa de saída (no momento do resgate).

Essas taxas são relativamente altas e fazem ser um dos investimentos de menor retorno no mercado atualmente.

E ai, o que você achou das dicas de como investir em previdência privada?

Espero que tenham gostado das dicas, tentei passar o máximo de informações possíveis de uma forma simples para que você possa ter mais conhecimento sobre esse investimento.

Se tiver alguma duvida deixe um comentário abaixo e terei o prazer em responder.

Alem disso deixa a sua opinião sobre o assunto, quero ver o ponto de todos, abrindo uma discussão servido de mais informação para nossos leitores.

Previdência Privada – Como Funciona, Vale a pena? Saiba Tudo
5 (100%) 11 votes

Sobre JamesDoorman

Empresário, publicitário e pesquisador a mais de 10 anos dos principais segredos das pessoas de sucesso e milionários por todo mundo. Criou o Blog Fabricando Vencedores depois de ver vários amigos e colegas apenas trabalharem para pagar suas contas no dia a dia e terem uma vida frustrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *