Vale a Pena Investir em Imóveis para Alugar

Vale a Pena Investir em Imóveis? Hoje vou compartilhar com vocês um pouco da minha experiência sobre o assunto. Confira!

Olá leitores do Poupar e Enriquecer,

Bom, hoje vou falar um pouco da minha experiência em investimento com imóveis, irei mostrar os prós e contras, para que você possa entender se Vale a Pena Investir em Imóveis para Alugar.

Comprei dois apartamentos no últimos 3 anos com o intuito de ganhar dinheiro com aluguéis. Pensando em ter uma renda fixa para o resto de minha vida.

Acredito que essa é a sua intenção no momento. Estou certo?

Vale a Pena Investir em Imóveis para Alugar

Vale a Pena Investir em Imóveis para Alugar

Investir em Imóveis para Alugar…

Fiz uma análise dos imóveis que estavam disponíveis no mercado, separei os que mais me agradaram (pelas fotos através de um site) e fui até o local conhecer os apartamentos e saber mais do bairro onde estavam localizados. Conversei com moradores próximos, para saber quanto era mais ou menos a base dos alugueis da região (pesquisa de mercado).

Ambos tinham um grande potencial de lucro, pois ainda tinham vários terrenos vagos na região, ou seja, um bairro em crescimento. Além disso vários comércios estavam nascendo próximo aos locais.

Enfim, com o tempo comprei dois apartamentos, como já tinha falado para vocês.

Logo de início tive gastos básicos para colocar o imóvel para locação, nos quais posso citar instalação de gás, cerâmica no chão, box e chuveiro para o banheiro, etc. Depois de alguns dias coloquei os dois para alugar.

Vale a Pena Investir em Imóveis para Alugar

Taxas que vão para a Imobiliária

A imobiliária cobra geralmente 10% o valor do aluguel mais a primeira parcela.

No meu ponto de vista é razoável visto que eles divulgam, apresentam, negociam e cobram o inquilino, se necessário.

Bom, como agora vem a parte triste, ambos demoraram muito para alugar, em torno de 6 meses (detalhe: coloquei em duas imobiliárias diferentes para testar o serviço de cada uma).

Dicas para Investir em Imóveis para Alugar

O que aprendi desse tipo de investimento (Imóveis) …

Ambos imóveis estão se valorizando (ponto positivo), porem para as pessoas que não tem um capital de giro de sobra podem ter problemas enquanto a imobiliária não consegue aluga-los. Pois terá que arcar com vários custos como aconteceu comigo: condomínio, IPTU e para quem financia o imóvel, ainda tem as prestações pendentes.

Então minha opinião, o imóvel não pode ser seu plano de aposentadoria, você não pode depender dele para ter sua independência financeira. É uma fonte de renda extra, mas de alto risco (pois você pode ficar sem alugar, o inquilino sem pagar e por ai vai).

Como dizia aquele velho ditado, ” não deixe todos os ovos em uma cesta só”.

Se conseguir, diversifique sua carteira de investimentos, deixando um pouco na poupança (com boa liquidez), um pouco em tesouro direto e uma fatia em imóveis.

Hoje no Brasil, esta difícil alugar e vender apartamentos, casas, pontos de comércios, etc…pense nisso!

Se você não tem muito dinheiro, aconselho migrar para investimentos mais sólidos e de baixo risco. Indico ler o post que fizemos sobre Como Investir bem meu Dinheiro.

Se você desejar investir mesmo em imóveis aconselho ler a matéria Como Investir em Imóveis no Brasil.

Se você tem alguma experiência sobre o assunto, compartilhe a sua história conosco deixando um comentário, você acha que o ramo imobiliário é uma boa opção de investimento hoje em dia?

Obrigado pela visita ao blog e volte sempre!…

Vale a Pena Investir em Imóveis para Alugar
4.67 (93.33%) 24 votes

Sobre JamesDoorman

Empresário, publicitário e pesquisador a mais de 10 anos dos principais segredos das pessoas de sucesso e milionários por todo mundo. Criou o Blog Fabricando Vencedores depois de ver vários amigos e colegas apenas trabalharem para pagar suas contas no dia a dia e terem uma vida frustrada.

13 Comentários

  1. Roberto

    Bem, investi R$ 1.150.000,00 na construção de um prédio de 03 andares e com 30 pequenos apartamentos de 1 e 2 quartos (tipo kitchenett). Levei 3 anos para acabar a obra, pois investia tudo o que eu tinha mês a mês. Minha renda varia de acordo com a vacância dos kit, mas em media tiro R$ 15.000,00. Será que fiz um bom negócio?

    Responder
    1. Rafael Jantsch

      Bom dia Roberto e James!

      Roberto, na minha visão você fez um ótimo negócio!!!

      Parabéns!

      Digo que você fez um bom negócio, pois você conseguir, primeiramente, economizar dinheiro e automaticamente investir em um ativo!

      E você teve persistência para continuar com seu plano por um prazo relativamente longo!

      Agora você está colhendo ótimos frutos! Pois o retorno sobre seu capital é maior de 1% ao mês!

      Acredito que conseguiste obter sua liberdade financeira, certo?

      Forte Abraço,

      PS: Ótimo artigo James!

      Responder
    2. Jenivaldo

      Acredito que fez sim! Pois com apenas 6 anos e meio vc tira seu investimento e o imóvel ainda se auto valoriza. Vc não vai ter um rendimento desses investindo em poupança.

      Responder
    3. Gleici

      Nossa! Que maravilha! Acredito que você fez um bom negócio sim… Boa sorte e mais sucesso!:D

      Responder
    4. Yalle Paixao

      Qual trabalho voce tem com esses inquilinos? Tinha 20 kit net e vendi mais barato que gastei. Para mim era trabalho e não renda.
      Queria apenas receber o aluguel mas todo mes tinha um entrando ou saindo, um em atraso que pagava daqui 15 dias e etc.
      Dava 1% de renda, mas no meu caso dava trabalho. Como não tempo tenho para adm não foi viável no meu caso.

      Responder
  2. Diógenes

    Boa tarde Doorman, li e achei muito pertinente suas afirmações sobre imóveis como modalidade de investimento. Vejo também para melhor ilustrar suas colocações, que este tipo de investimento fica ainda melhor e oportuno com o avançar da idade do investidor.

    Digo por mim, hoje tenho 57 anos e naturalmente depois de muito trabalho optei também por este tipo de investimento. Com uma situação financeira mais amadurecida, foi possível adquirir apartamentos de pequeno e médio porte em bom estado e já mobiliados, pagando a vista. Devido esta situação favorável, digo pagar a vista, fruto de muita economia, resultou que se consegue uma boa pechincha na hora da compra. No caso deles serem usados vejo também como positivo por conta de estarem já mobiliados e você fica com a possibilidade de apenas dar melhorada na aparência. E por fim, investir em imóveis pequenos e médios e mais de um, para não correr o risco de ver seu capital em um único investimento caso algum fique sem locação por algum tempo.

    Responder
  3. Marcelo

    Eu investi em 3 imoveis na minha cidade o investimento foi de mais ou menos 600 mil reais , os 3 são bem localizados proximos de uma universidade particular que ja existe a mais de 20 anos na cidade , os 3 apartamentos são em predios novos com um quarto , sala , cozinha , banheiro , lavanderia , garagem privativa ,hidrometro e churrasqueira todos eles no 2 andar , o predio nao tem elevador nem porteiro para nao encareçer demais o condominio , nas proximidade tem farmacia , mercadinhos , ponto de taxi , ponto de onibus e fica a 4 , 5 quadras do centro da cidade . Graças a Deus estao todos alugados atraves de imobiliaria nunca me incomodei financeiramente por falta de pagamento de aluguel ate porque isso é responsabilidade da imobiliaria me pagar em dia e resolver os problemas com o inquilino se surge algo , todos eles estao alugados por 950 reais ja incluido os 10% que a imobiliaria cobra . Não me arrependi num um pouco em investir num negocio solido que ja esta tudo pago papelada tudo certa e se Deus me ajudar ainda quero comprar mais dois imoveis . A pessoa investir em apartamentos é uma boa ideia desde que sejam bem localizados .

    Responder
  4. Mentor

    Bom dia

    Antes de comprar um imóvel para gerar renda com aluguéis , verifique a localidade, mobilidade e se está próximo de centros comerciais transportes públicos como Metro, trem;

    Não adianta comprar devido aos preços mais baixos, se não tiver uma boa localização, pois terá dificuldade em locar e até mesmo de revender;

    Há muitos (studios) apartamentos pequenos de 1 quarto que a procura por locação é enorme isso porque a localização é próximo a Av Paulista, Av Faria Lima, Vla Madalena, Vl Mariana digo isso em São Paulo;

    Abcs Mentor

    Responder
  5. Gleici

    James, aqui no meu bairro, por está ainda em crescimento é muito comum as pessoas que possuem uma renda extra comprarem terrenos e com o tempo construírem casas e condomínios populares para alugar, aqui mesmo na minha rua há pelo menos 3 condomínios pequenos de 4 a 10 casas.
    Me espelho nessas experiências, estou juntando grana para comprar um terreno, com o tempo ir investindo na construção das casas, sem pressa, aos poucos mesmo. O bom e ruim daqui é que não é necessário intermédio de imobiliárias, o próprio proprietário resolve tudo, contratos, cobranças, locação, busca de documentação etc, acredito que assim dá bem mais trabalho, mas acredito também que para iniciar seria uma boa opção…
    O que você me diz?

    Responder
  6. maria

    por experiencia propria digo que investir em imovel pra alugar é pessimo, do ponto de vista do investidor, pois esses financiamentos acabaram com tudo hoje qualquer 400 reais vc financia um apertamento de 36m2 , então pra que alugar, ahhh mas e a localização e tudo mais, eles tambem tem carro financiado, do ponto de vista de quem quer comprar um imovel as facilidades de financiar são otimas pois ter a casa propria é dormir tranquilo.

    Responder
  7. Rita

    olá,
    Comprei um imovel na planta, não estou conseguindo pagar as intermediarias, pensei em fazer o destrato com a construtora, a mesma me ofereceu um imóvel mais barato que já está pronto, porém seria um imóvel menor e mais barato ( não tenho interesse em morar nele)
    Por fim, pensei se seria negócio pegar esse apto para não perder dinheiro e alugar, ou se no fim das contas vale a pena pedir o destrato.

    Responder

  8. Eu envertir 150 mil comprando 3 casas no enterio do Pará, aluguel de cada casa de 600 reais eu fiz um bom negócio jaimes?

    Responder
  9. Sandra

    Houve um tempo em minha vida em que eu e minha família eramos só sorrisos pois eu era bem empregada e meu marido também. Nessa época havíamos comprado um terreno e construído uma casa de 400 metros quadrados, ou seja: a casa dos sonhos. Tudo ia muito bem até que um dia tive uma estranha ideia: a de transformar os dois primeiros andares de nossa casa em apartamentos para alugar e transformar o andar de cima com 120 m em um bom apartamento para morarmos. A família toda se revoltou e pensaram que eu havia enlouquecido, afinal aquela era a única casa que possuíamos. Com muito jeito consegui convence-os e fiz da casa 4 apartamentos. Aluguei 3 e ficamos morando no maior. O tempo passou e uma grande crise nos pegou: eu e meu marido perdemos nossos empregos. Resultado: ficamos tranquilos pois graças a Deus, não perdemos nada, pois os alugueis nos sustentaram e com eles pagávamos nossas contas e vivíamos muito bem. Hoje estamos empregados e continuamos vivendo tranquilos graças aos aluguéis pois nunca tivemos problemas em locar os apartamentos, nem tampouco recebemos calotes dos inquilinos. Por morar no mesmo local posso cuidar bem do imóvel e dos inquilinos isso é bom porque eles pagam em dia e respeitam o local. Acredito que não haja a necessidade do proprietário morar no local mas ele deve estar sempre por perto cuidando.Dessa forma, eu mais que recomendo esse tipo de investimento.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *